Como Fazer Provas

Como fazer provas de concursos

Como Fazer uma Boa Prova de Redação

Pessoal, encontrei no site do correioweb um post do usuário iroberto com  macetes bem interessantes ( na verdade foi o melhor que ja vi) para se fazer uma boa prova de redação. O exemplo se aplica bem para o CESPE, mas é útil para qualquer banca.

concursos.correioweb.com.br/forum/viewtopic.php?p=644897&highlight=&sid=bc358b96a2c5170b8692c774b99dc959

Redação é como regra de bolo

Um parágrafo inicial de no máximo sete ou oito linhas onde vc vai definir o tema.. apenas definir o tema..apenas definir o tema…apenas..

Dois ou três parágrafros de desenvolvimento onde vc vai mostrar pontos diferentes acerca do tema que vc deveria ter definido no primeiro..
(cada parágrafo no máximo, no máximo no máximo no máximo..com 10, 11 linhas..)

Finalmente uma conclusão, de no máximo no máximo, no máximo, 7 ou 8 linhas onde vc vai se posicionar (nao use a primeira pessoa, tá filhinho??) sobre o tema.
acabou…

Tirei 5 (nota máxima) e escrevi 34 linhas..e chega..

Agora tem gente que acha que é escritor..

Escreve quase 60 linhas…às vezes nem cabe…daí toma choque mesmo..

Tem gente que acha que tem que pôr título…toma mais choque..

Tem gente que acha que é parente do Machado de Assis… começa a escrever palavras desconhecidas..visivelmente forçando a amizade.. “VOCABULÁRIO INADEQUADO” neles!!!

Tem gente que nunca foi professor na vida, muito menos de português, e acha que o corretor fica feliz com uma redação de quase 60 linhas..

Pelo amor de Deus…escrevam 30, 31, e acabou, filhinhos… quanto mais escreve mais erra…sabiam?

Um exemplo para vocês, amigos..

Tema: “a redação em um concurso”
comecei..

PARÁGRAFO 1 – introdução
“A redação é uma maneira subjetiva de avaliar a compreensão dos cadidatos. Ela avalia tanto a correção gramatical, quanto a forma de se expressar….etc…..
(continua falando aproximadamente umas 7 linhas sobre o que redação……na última linha você puxa os dois ou tres parágrafos de desenvolvimento)

PARÁGRAFO 2 – desenvolvimento, parte 1
“Por um lado, a redação possibilita a avaliação crítica do conhecimento adquirido pelo candidato. Etc… “
NESTE PARÁGRAFO, AMIGOS, FALEM O PARAGRAFO TODO, O PARAGRAFO TODO, O PAGRAGRAFO TODO, ETC.. SOBRE ESTA FRASE INCIAL.. NAO MUDE O ENFOQUE SENAO VC TOMA CHOQUE NA ESTRUTURAÇÃO DO PERÍODO. FALE MAIS OU MENOS 10 OU 11 LINHAS.

PARÁGRAFO 3 – desenvolvimento 2
“Em outro ponto, a redação permite uma maneira subjetiva de se julgar os candidatos. Etc…
AGORA QUERIDOS..FALEM TODO O PARAGRAFO, TODO O PARAGRAFO, TODO O PARAGRAFO.. SOBRE ESTE PERÍODO INCIAL.. NAO MUDE O ASSUNTO, MESMO QUE VC TENHA IDEIAS GENAIS, QUE EUI SEI QUE TEM, MAS PELO AMOR DE DEUS . NAO MUDE O ASSUNTO.. SENAO VC TOMA MAIS CHOQUE..

PARÁGRAFO 4 – conclusão.
“A redação precisa ser analisada dentro de aspectos de isonomia de tratamento e de critérios pré-estabelecidos. etc..

AGORA NA CONCLUSÃO USE SUAS IDÉIAS GENIAIS PARA PROPOR SOLUÇÕES.. NO MÁXIMO 6 OU 7 LINHAS..

Vc pergunta..por que esse rigor quanto ao número de linhas??
ora, vc tem de escrever entre 30 e 60 , essa quantidade que sugeri refere-se a aproximadamene 35 linhas..

Não estou me achando o melhor de todos, apenas é um conselho de quem tirou 5,00 no último concurso, tirei 5,00 na civil e 4,90 no penúltimo para a PF.

Obs.: não conheço nenhum professor do CESPE, e nem quero conhecer.

Em vez de vc ficar procurando a mutreta dos outros cadidatos, estude mais, pratique mais redação e nao confunda fazer dissertação, com mostrar para alguem que vc tem alma de poeta..

Eles não querem poetas nem escritores, senão teriam pedido uma poesia ou ou livro…eles querem pessoas simples, diretas e sem muito nhem nhem nhem nhem…

um abraço”

Completando:

Todo parágrafo deve ter uma frase síntese do mesmo, a qual é chamada tópico frasal.

No primeiro parágrafo, ela termina o mesmo e consiste na idéia central que será desenvolvida na redação.

Nos parágrafos de desenvolvimento é ela quwe os inicia, a seguir desenvolve-se a raciocínio do parágrafo com base nela. Não se esqueçam cada parágrafo um argumento em relação à idéia do primeiro parágrafo.

No encerramento, retomem a idéia inicial e “concluam” com base no desenvolvimento dado.

Escrevam simples, sem utilizar figuras de linguagem incomuns, nem inverter a ordem dos elementos da oração (sujeito->verbo->objeto) a redação é em português, não em inglês ou alemão.

Evitem orações subordinadas nas subordinadas nas subordinadas, quase me ferrei por conta disso.

Leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam, leiam.

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